II Jornadas sobre a Valorização do Património Abaluartado da Raia, em Castelo de Vide

Por El Avisador - 13 de Mayo, 2013, 17:23, Categoría: General

 II JORNADAS SOBRE A VALORIZAÇAO DO PATRIMÓNIO ABALUARTADO DA RAIA, EM CASTELO DE VIDE, NO FIM-DE-SEMANA
*
Realizam-se no próximo fim-de-semana em Castelo de Vide as II Jornadas sobre a Valorização do Património Abaluartado da Raia, que terão lugar no auditório do Convento de São Francisco a partir das 17 horas da próxima sexta-feira dia 17 de Maio e continuam no sábado de manhã. As Jornadas são complementadas com visitas guiadas ao património abaluartado de Castelo de Vide e Marvão, dirigidas aos participantes mas abertas à população.

A participação nos trabalhos é livre

Os trabalhos começam na sexta-feira com uma sessão de boas vindas e abertura seguida de uma palestra de Isidro García Barriga, licenciado en Geografía, sobre "Fortificações defensivas na frontera extremenha do Tejo Internacional". Francisco Sousa Lobo, engenheiro militar e Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, falará de seguida sobre "A Praça Forte de Castelo de Vide – forças e fraquezas da estrutura defensiva" e os trabalhos terminam com a apresentação da revista transfronteiriça "O Pelourinho", número 16, com as palestras das I Jornadas sobre Valoración del Patrimonio (Badajoz) Abaluartado luso-español (serão oferecidos exemplares gratuitos aos participantes). No sábado os trabalhos recomeçam com uma apresentação do Professor Jorge Oliveira sobre "A origem da fortificação de Marvão". Moisés Cayetano Rosado, doutorado em Geografia e Historia, falará sobre "Maus tratos no Património Monumental da Raianos séculos XIX e XX. Acções de futuro". Caberá ao vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide encerrar esta parte das Jornadas falando sobre "Conservar e salvaguardar as Muralhas da fortaleza de Castelo de Vide - uma reflexão sobre os interesses da gestão e da tutela".

Visitas guiadas no sábado
As visitas guiadas ao património abaluartado decorrem da parte da tarde em Castelo de Vide (14:30-16:39 horas) e em Marvão (17 às 19 horas) e serão abertas à participação da população. Este evento é uma organização do Grupo de Amigos de Castelo de Vide e da Fundação Nossa senhora da Esperança, em articulação com o grupo do Facebook "Fortificaciones abaluartadas de a Patrimonio Mundial" e ao Boletim de Relações Transfronteiriças "O Pelourinho"da Diputación de Badajoz. A iniciativa conta ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Castelo de Vide e de Marvão, do Ayuntamiento de Valência de Alcântara e também do Hotel Sol e Serra e da Associação dos Amigos de Badajoz e da Associação Cívica Cidade de Badajoz.


NCV
"Notícias de Castelo de Vide"
http://noticiasdecastelodevide.blogspot.com.es/2013/05/ii-jornadas-sobre-valorizacao-do.html

Permalink ~ Comentar | Referencias (0)

Calendario

<<   Mayo 2013  >>
LMMiJVSD
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   

Categorías

Archivos

Sindicación

Alojado en
ZoomBlog